Nos capítulos anteriores conhecemos um pouco sobre o jogo, os controles e seus personagens. Neste capitulo falaremos um pouco sobre o sistema do jogo, bem como daremos um overview geral de como o mesmo funciona. Além disso, algumas dicas para lhe auxiliar na progressão!
Sistema de Jogo:
Por ser um jogo originalmente lançado para Sega CD, o sistema de jogo pode parecer um pouco confuso no ínicio, mas não é, é apenas um pouco diferente do convencional para a época. Primeiro de tudo, você controla o save e as configurações de jogo (Setup) através de Nall, para acessar essas configurações, abra o Menu e selecione Nall.
Salvando e Carregando um jogo salvo
Lunar te da a liberdade de salvar (ou carregar) o jogo a qualquer momento, para isso, após selecionar Nall, selecione System e depois Save (para salvar) daí basta selecionar o SLOT. Para carregar é a mesma coisa, mas selecione Load ao invés de Save.
Setup
A última opção do menu System se chama SETUP, aqui você consegue configurar algumas coisas do jogo.
- Sound: Stereo ou Mono.
- Sort: Equipamento ou Item. (Determina se os itens ou os equipamentos vêm primeiro no inventário de cada personagem)
- Message Advance: Auto ou Manual. (No Auto, as mensagens passam automaticamente depois de um tempo. No Manual, você deve apertar o botão para passar a mensagem)
- Message Speed: Fast, Regular ou Slow. (Determina a velocidade com que as mensagens aparecem na tela)
Inventário
Cada personagem de Lunar (com excessão de Nall) só pode carregar até 10 itens, sendo que, desses 10, 5 são equipamentos. Nall então faz o papel de inventário dentro do jogo. O segredo aqui é trocar os itens com os personagens, através do menu. Para isso, selecione o personagem e depois selecione itens, abrirá um novo menu com as opções de usar item (use item), entregar item (give item) e largar item (drop item). Para trocar itens entre seus personagens basta selecionar Give Item e depois selecionar o personagem que receberá o item.
Por padrão, se o inventário tiver Slots vázios, Alex carregará todos os itens que você receber durante o jogo, então, você vai acabar usando bastante esse menu, querendo ou não. Além disso você pode usar itens e trocar equipamentos através do menu itens.
Atributos dos Personagens
Ao abrir o menu e selecionar um personagem, a última opção será a que mostra os Stats dos personagens, abaixo segue a definição de cada um desses atributos:
- Wisdom: Determina a efetividade das magias; quanto maior o valor, mais forte é a magia.
- HP (Health Points): Sua energia.
- MP (Magic Points): Necessário para fazer magias.
- Attack: Quanto mais alto o valor, mais fortes serão os ataques não-mágicos (físicos).
- Defense: Quanto mais alto o valor, maior é a resistência contra ataques não-mágicos (físicos).
- Agility: Determina a velocidade do personagem em batalha; quanto maior o valor, ele vai agir antes no turno.
- Magic Endurance: Determina a resistência do personagem contra ataques mágicos.
- % Attacks: O número de ataques; determina quantos ataques um personagem pode desferir usando o comando de ataque físico em um mesmo turno.
- Range: A distância máxima que um personagem pode andar em batalha; quanto maior, mais longe ele poderá ir com um movimento.
- Luck: O fator sorte; quanto maior o valor, mais chances o personagem tem de evitar ataques (desviar) e de causar critical hits em seus ataques não-mágicos.
- EXP: Mostra a quantidade total de pontos de experiência acumulados até o momento no jogo.
- Next Level: Mostra a quantidade de pontos de experiência que você precisará ganhar para atingir o próximo nível.
- Level: O nível atual de seu personagem. Quanto maior o nível, melhores serão suas características.
Condições de Status
Há muitos modificadores de status em Lunar que alteram as condições de seus personagens. Alguns deles são fatais, outros apenas incomodam. Veja a lista de status a seguir:
- Good: Status normal de um personagem, sem nenhuma alteração.
- Poison: O personagem perde HP gradualmente durante a batalha.
- Stoned: O personagem não pode usar nenhuma ação, mas ainda pode ser curado por magias ou itens.
- Confuse: O personagem fica girando e começa a atacar, sem distinção, qualquer aliado ou inimigo a seu alcance.
- Sleep: O personagem não pode usar comandos. Ele acorda após ser atacado uma vez.
- Mute: O personagem não pode usar magias.
- Paralyze: O personagem não pode se mover.
- Faint: O personagem está basicamente "morto" e não pode fazer nada até ser revivido com magias ou itens.
Mudança de Cor do HP
O HP de um personagem muda de cor dependendo da quantidade de HP que ele tem atualmente, em relação ao seu HP total. Confira a seguir as cores que representam a quantidade atual de HP de um personagem:
- Verde: 100% de HP
- Branco: 99-50% de HP
- Laranja: 49-25% de HP
- Vermelho: 24-0% de HP
Mudanças de Cor na Batalha
Quando um personagem é afetado por dano ou magia, um número aparece sobre o personagem, com uma cor específica para cada tipo de alteração. Veja a seguir o que significa cada cor:
- Branco: Um dano foi causado ao personagem.
- Vermelho: Um dano crítico foi causado ao personagem.
- Amarelo: Um dano amenizado foi causado ao personagem.
- Verde: Recuperação de HP ou MP.
- Laranja: Alteração no poder de ataque.
- Azul: Alteração no poder de defesa.
Comandos de Batalha
Segue-se uma explicação de cada comando do menu que você pode escolher durante as batalhas.
AI (Inteligência Artificial)
Sempre que você seleciona esta opção, o computador decide as ações que seus personagens irão realizar no próximo turno. Geralmente, seus personagens usam os melhores ataques disponíveis, o que pode resultar em um gasto desnecessário de MP. Porém, é útil se você deseja derrotar os inimigos rapidamente. Caso queira definir suas ações manualmente, basta pressionar o botão B para desativar o comando AI.
Attack (Atacar)
O personagem usará sua arma para atacar em batalha. Após selecionar o comando Attack, você deve escolher o inimigo que deseja atacar. Aperte o botão C para confirmar sua escolha. O número de ataques que um personagem realiza de forma normal depende da característica %Attacks. Se o personagem destruir um inimigo e ainda tiver ataques restantes, ele continuará atacando o inimigo mais próximo com os ataques disponíveis.
Magic (Magia)
Usa magias ou habilidades durante a batalha. Após selecionar o comando Magic, você verá a lista de magias e habilidades que o personagem possui. Selecione a magia ou habilidade desejada e aperte o botão C para confirmar. Em seguida, escolha o alvo para a magia ou habilidade.
Items (Itens)
Usa itens que estão no inventário do personagem durante a batalha. Apenas os itens que o personagem tem em seu inventário podem ser utilizados. Para confirmar o item a ser usado, aperte C e depois escolha o alvo.
Defend (Defender)
Seu personagem se defende contra os ataques inimigos. Ao selecionar o comando Defend, sua defesa é dobrada durante o próximo turno, recebendo apenas metade do dano dos ataques normais dos inimigos.
Run (Fugir)
Comando para fugir de uma batalha. Quando você usa Run em um personagem, apenas ele vai fugir da batalha. Para que todo o grupo fuja, selecione Run no menu principal da batalha.
Dicas Gerais
- Não esqueça de salvar seu progresso. Se você só joga games de época, deve estar acostumado com isso, mas se você está habituado com as facilidades de um auto save, lembre-se que essa funcionalidade não existe aqui!
- Fale com todas as pessoas nas vilas e outros locais diversas vezes. A maioria das pessoas possuem falas diferentes. Além disso, quando você retorna a um lugar após completar algum objetivo, as pessoas geralmente têm novas coisas a dizer, tornando o jogo ainda mais divertido com a variedade de diálogos.
- Não tenha vergonha de fazer Grind. Basicamente, Grind consiste em repetir diversas vezes batalhas em locais por onde você já passou para subir alguns níveis. Em Lunar, além de ser sua única fonte de XP é basicamente a única fonte de dinheiro também, portanto, se quiser manter seus personagens bem equipados, um bom grind é quase que obrigatório. Além dos benefícios já citados, elevar o nível de seus personagens aumenta seus stats e desbloqueia novas magias.
- Ao lutar contra um chefe, evite usar AI ou Tactics. A maioria dos chefes em Lunar são desafiadores, e você provavelmente vai querer controlar manualmente cada ação dos seus personagens.
- Se você não tiver dinheiro suficiente para comprar os melhores equipamentos disponíveis em uma loja, volte para a dungeon anterior, derrote alguns monstros, ganhe mais Silver e volte para comprar os novos itens.
- Sempre equipe suas melhores armas, armaduras e acessórios. Além disso, sempre tenha uma Dragon Wing em seu inventário, para sair rapidamente de uma Dungeon
- Experimente diferentes formações para descobrir qual delas funciona melhor com seu grupo. Geralmente, é melhor posicionar os personagens mais fortes na frente e os que usam magia atrás. Tente não deixar os personagens amontoados, pois isso facilita o trabalho dos inimigos que podem atacar em área.
Dicas gerais contra Chefes
- Ao contrário da maioria dos RPGs da época, não adianta muito ficar ganhando níveis antes de enfrentar um boss. Não é algo tão simples assim. Por exemplo, se você está na Cave of Trials e, antes de chegar lá, você ficou ganhando níveis, digamos, até atingir o nível 25 (que é algo bem alto para os inimigos dessa área), ao chegar no boss, ele estará evoluído de acordo com Alex. Logo, desista da sua ideia de grindar para ficar OP (overpowered).
- Por exemplo, todos os chefes têm seus valores-base de seus stats (HP, Attack, Defense, Agility, Wisdom e Magic Endurance) programados com multiplicadores que se baseiam no nível Alex. Para facilitar o entendimento, se imaginarmos que você esteja enfrentando o Saline Slimer, ele tem como valores-base o seguinte: HP 80, Attack 2, Defense 1, Agility 1, Wisdom 1 e Magic Endurance 1. Se você ganhou alguns níveis antes de enfrentá-lo e, imaginemos, esteja com Alex no nível 13, o Saline Slimer estará mais poderoso de acordo com este nível.
- Então, é necessário multiplicar esses valores-base do chefe pelo nível atual de Alex para saber as suas características. Dessa forma, temos as seguintes características para o Saline Slimer: HP 1040 (80 x 13), Attack 26 (2 x 13), e Defense, Agility, Wisdom e Magic Endurance 13 (1 x 13). Assim, se você estiver no nível 17, ele também estará mais poderoso, e assim por diante.
- Portanto, não importa o quanto você grinde para evoluir seus personagens, pois o boss sempre estará evoluído também, de acordo com seus personagens. Entretanto, não subestime completamente o poder do grind, pois os inimigos normais têm características fixas e, se você evoluir, ficará mais forte que eles. Além disso, com a evolução, seus personagens aprendem novas magias e aumentam seus stats, isso sem falar que é praticamente a unica fonte de dinheiro do jogo. Mas tenha em mente que, quanto mais alto seu level, o boss estará proporcionalmente poderoso. Com isso em mente, nas batalhas contra chefes, esqueça um pouco suas habilidades de grind e coloque a cabeça para funcionar, pois em Lunar o que vale nas batalhas contra chefes é a estratégia que você vai utilizar.
Chegamos ao final do Guideline, no próximo capítulo iremos as vias de fato, finalmente iremos iniciar nossa aventura!