Astal (exclusivo do Sega Saturn) é um jogo visualmente deslumbrante, repleto de gráficos impressionantes (que são referência de beleza até hoje, quase 30 anos após seu lançamento) que ajudam a criar uma aventura envolvente e divertida. Desde a introdução, as animações cativantes chamam atenção, e a música, especialmente as canções no final do jogo, complementam a experiência com sua beleza sonora. O jogo faz excelente uso das capacidades do Sega Saturn, com uma jogabilidade fluida e desafiadora. Astal, o herói da história, é um personagem extremamente forte, capaz de arrancar árvores gigantes e usá-las como armas contra os inimigos.
Embora a trama de Astal siga o caminho tradicional de salvar a princesa do terrível vilão, a criatividade dos inimigos e das situações que surgem ao longo do jogo é o que realmente se destaca. Isso mantém o jogo sempre interessante, fazendo com que o jogador queira enfrentá-lo várias vezes, sem nunca se sentir cansado.
Astal conta com a ajuda de um pássaro peculiar, que aparece logo na primeira fase. Após destruir alguns cristais, o pássaro começa a acompanhar o herói, auxiliando-o de várias formas, como coletando energia ou vidas, dando dicas quando necessário e até eliminando inimigos da tela. No entanto, para que o pássaro possa atacar, é necessário que seus cristais de energia estejam cheios, o que pode ser feito ao derrotar certos inimigos. Agora, vamos ao detonado para garantir que você se saia bem nesse jogo impressionante.
Controles
Comandos Básicos:
- B: Atacar
- C: Pular
- X: Pássaro coleta energia ou vidas
- Y: Dicas (ajuda)
- Z: Ataque especial do pássaro
- A: Pássaro solta um item
- →, →: Correr
Ataques Especiais:
- Assoprão: Segure ↑ e, quando Astal estiver com a barriga cheia, pressione B.
- Terremoto: ↓ + B
- Soco para baixo: C + B
Detonado
Fase 1
Astal é uma verdadeira máquina de destruição, capaz de arrancar árvores do chão e usá-las para esmagar qualquer inimigo no caminho. Quando enfrentar os morcegos, não se apresse: espere que eles subam e, então, pule para atravessar as elevações. O primeiro chefe não é nada difícil, basta pular e desferir um soco. A energia dele é representada por um cristal à direita da tela, e vai diminuindo conforme você o golpeia. Quando o chefe invocar os morcegos, fique parado e pule assim que eles chegarem perto de você. Depois que o monstro perder as asas, ele começará a pular de forma frenética. Fique atento e, quando ele parar, agarre-o e jogue-o para longe para finalizá-lo.
Fase 2
Agora, Astal deve usar os pássaros inimigos para atravessar os precipícios. Segure o botão C enquanto salta sobre eles. Quando o pássaro decidir parar, use o movimento de terremoto (↓ + B) para se manter avançando. Isso também será útil para alcançar plataformas mais altas. O chefe da fase é uma planta gigantesca que começa lançando flores. Suba nela e ataque até que ela comece a mandar pequenas mudas para o solo. Arranque-as rapidamente antes que explodam e te acertem. Quando a planta baixar a cabeça, é a hora de dar um soco potente para derrotá-la.
Fase 3
Antes de atacar qualquer inimigo, use o assoprão para apagar as chamas que bloqueiam seu caminho. O assoprão também é útil para derrotar as labaredas e dragões. Quando encontrar uma pedra enorme, use-a como escudo contra as bolas de fogo lançadas pelo vulcão. O chefe dessa fase é um dragão de fogo que atacará de forma rápida e agressiva com rajadas de fogo. Desvie para o lado oposto e, quando ele parar para se recuperar, ataque com o assoprão. Quando um esqueleto aparecer, jogue-o na cabeça do dragão para deixá-lo descontrolado. Quando a energia do monstro estiver quase no fim, assopre a cabeça giratória do dragão para finalizá-lo.
Fase 4
Alguns inimigos só podem ser derrotados com o assoprão, então evite pular sobre eles, pois isso será fatal devido aos espinhos. Quando encontrar blocos rosa pelo caminho, peça ajuda ao pássaro pressionando o botão Y, e ele vai parar o bloco para você passar sem perigo. O chefe dessa fase é um inimigo com chifres, que vai tentar te atacar. Fique parado na frente dele e, quando ele levantar os chifres para te golpear, aproveite o momento e agarre-o com o botão B para derrotá-lo.
Fase 5
Aproveite os pilares grandes para cortar caminho, saltando de um para outro, enquanto evita as estalactites e estalagmites que podem te ferir. Se encontrar um abismo, não pule! Use o pássaro para cortar as pedras que bloqueiam seu caminho. O chefe dessa fase aprisionou Astal em um cristal, e agora será hora de lutar com o pássaro. Aproveite os momentos em que o inimigo estiver parado para desferir combos rápidos com o botão B. Quando o monstro se transformar em um furacão, evite o ataque pulando sobre ele.
Fase 6
No início dessa fase, um monstro grande irá aparecer, mas ele não vai te atacar. Passe por baixo dele, acompanhando o movimento de suas patas, e tenha cuidado, pois ele pode se mover para trás. Mais adiante, outro inimigo aparecerá, mas ele será fácil de derrotar. Quando uma centopeia começar a te perseguir, corra para se afastar. Depois, um inimigo começará a lançar raios. Fique atrás das pedras para se proteger. O chefe dessa fase tem dois ataques principais: raios e bolas de energia. Quando ele lançar os raios, pule para o lado oposto e, quando as bolas de energia forem lançadas, desvie delas. Quando a pedra em que você está se mover, aproveite para atacar e derrotá-lo.
Fase 7
O último chefe começa com um ataque de cristais, então fique atento e pule para desviar, atingindo sua cabeça com um soco. Quando ele lançar um cristal maior, desvie novamente. Quando uma árvore aparecer, arranque-a e atire nela no monstro para causar danos. Depois, o dragão começará a lançar pedras ao invés de cristais. Agora, será sua vez de arremessar as pedras de volta nele. Quando o chefe descer para o mesmo plano que você, tem duas opções: pular para escapar do soco ou agarrar o braço dele e dar um poderoso contra-ataque.
Parabéns, você terminou o jogo!
Se você chegou até aqui, isso significa que você venceu todos os desafios e derrotou o último chefe! Um grande feito, meu amigo! Parabéns pela sua perseverança e habilidade. Até a próxima aventura!